Otoplastia (Orelha em Abano)
A orelha em abano é uma alteração congênita que se caracteriza pelo aumento da projeção do pavilhão auricular distante do crânio. Pode ser decorrente da hipertrofia da concha, do apagamento da anti-hélix, ou de ambas as alterações. A orelha em abano pode causar incômodo e constrangimento para o paciente. No caso de crianças em idade escolar, elas podem sofrer bullying dificultando o convívio social.
O objetivo da otoplastia é corrigir as alterações anatômicas da orelha, deixando-a com aparência natural e harmoniosa, sem os estigmas da orelha em abano. Aos 6 anos de idade, a orelha atinge o tamanho bem próximo ao de adulto e por isso recomenda-se operar após essa idade. Também é muito comum realizar a otoplastia em adolescentes e adultos.
Em geral, a cirurgia é praticada com anestesia local em adultos e anestesia geral em crianças. É um procedimento ambulatorial, com duração entre 1 e 2 horas. A cicatriz é posicionada na parte posterior da orelha tornando-se pouco perceptível. A alta hospitalar ocorre no mesmo dia, poucas horas após o término do procedimento.
Recomenda-se manter um curativo com atadura durante 24 horas. Nos primeiros dias, a orelha fica dolorida sendo indicado o uso de analgésicos. O retorno às atividades ocorre entre 2 e 4 dias, todavia os exercícios e as atividades intensas devem ser evitadas por 3 semanas. Indica-se o uso de uma bandagem elástica por 30 dias e o paciente deve evitar traumas como por exemplo dormir sobre as orelhas.
Dr. Eduardo Dalberto
CREMERS 31347
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)