Rejuvenescimento Facial – Procedimentos Minimamente Invasivos

Os principais indicadores do envelhecimento facial são as alterações na aparência da pele. Múltiplos fatores extrínsecos (tabagismo e exposição ao sol) e intrínsecos são responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, resultando em alterações na textura da pele, reabsorção óssea, perda de tecido adiposo, ptose dos tecidos e formação de rugas devido a movimentação da musculatura subjacente.

As substâncias purificadas injetáveis podem enfraquecer os sinais nervosos musculares, diminuindo assim as rugas faciais indesejadas. Temporariamente, podem elevar a sobrancelha, reduzir ou eliminar linhas de expressão e rugas (na testa, perto dos olhos, no canto da boca e no pescoço). A bactéria Clostridium Botulinum foi primeiramente isolada em 1896 e a sua neurotoxina em 1944. O C. Botulinum produz oito toxinas, mas a do tipo A parece ser a mais potente em humanos e é comumente usada para fins estéticos.

Essa substância age pela inibição do neurotransmissor acetilcolina na junção neuromuscular nas fibras musculares esqueléticas. Essa inibição acarreta denervação química seletiva e temporária, enfraquecendo a atividade muscular.

Com o uso dessa substância é possível amenizar as rugas glabelares, as rugas periórbitárias (pés-de-galinha), as linhas horizontais da fronte, as rugas periorais e as bandas platismais no pescoço. Também é possível a elevação das sobrancelhas.

O procedimento é ambulatorial e realizado em consultório. Deve-se injetar uma dose pré-determinada do produto diretamente no músculo a ser tratado. Por isso é fundamental o conhecimento avançado da anatomia da face. O resultado começa a aparecer após 2 a 3 dias de procedimento e dura entre 4-6 meses. Cabe destacar o efeito preventivo, pois ao diminuir a ação muscular ao longo do tempo, a tendência é que se formem menos rugas.

Após a aplicação não se deve manipular a área tratada por 3-4 horas, pois isso pode causar a migração da substância para outras áreas. As complicações possíveis são infrequentes e temporárias. Essa substância é padrão-ouro em procedimentos minimamente invasivos para rejuvenescimento facial obtendo excelentes resultados.

Dr. Eduardo Dalberto
CREMERS 31347
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

5 repostas para Rejuvenescimento Facial – Procedimentos Minimamente Invasivos

  1. Mini Facelift | Dr. Eduardo Dalberto . Cirurgia Plástica

    […] Em relação ao facelift tradicional, tem como vantagem evitar as cicatrizes atrás da orelha em função de uma menor área de dissecção  gerando uma recuperação pós operatória mais rápida. É possível associar vários procedimentos em conjunto tais como blefaroplastia, prótese de queixo, preenchimentos e aplicação de substâncias purificadas injetáveis. […]

Deixe um comentário