Blefaroplastia (Cirurgia das Pálpebras)
A região periorbitária transmite emoções e jovialidade. Com o processo de envelhecimento, as pálpebras ficam flácidas e associadas às bolsas de gordura fazem a pessoa parecer triste ou cansada. Embora existam várias possibilidades cirúrgicas para a blefaroplastia, a técnica padrão normalmente envolve a remoção ou redistribuição dos depósitos de gordura, assim como a retirada do excesso de pele e músculo das pálpebras superiores e inferiores. É comum associar-se a blefaroplastia com a ritidoplastia (lifting facial), o reposicionamento da sobrancelha e o lifting do terço médio da face. A aplicação de substâncias purificadas injetáveis é um importante adjuvante, pois melhora as rugas em torno dos olhos devido à inibição da contração musculatura local.
A anestesia geralmente é local associada à sedação. A duração de uma blefaroplastia é de aproximadamente uma ou duas horas, dependendo da extensão do tratamento. As cicatrizes são posicionadas na prega da pálpebra superior e subciliar na pálpebra inferior.
A alta hospitalar ocorre poucas horas após o procedimento. Recomenda-se o uso de colírios lubrificantes , compressas frias e evitar a exposição solar por alguns dias. Os primeiros resultados aparecem em algumas semanas à medida que o edema desaparece. No inicio as cicatrizes ficam vermelhas e após claras e muito finas , geralmente ficam escondidas pelos contornos das pálpebras.
Dr. Eduardo Dalberto
CREMERS 31347
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)