Gluteoplastia
Gluteoplastia é o termo que se usa para qualquer procedimento realizado na região dos glúteos. Os mais comuns são a lipoenxertia (enxerto de gordura) e a inclusão e prótese de silicone ou uma associação das duas técnicas. Também pode ser realizado o lifting glúteo, em pessoas com queixas de ptose (comum após grandes emagrecimentos). A gluteoplastia é indicada para pacientes com queixas relação ao volume, projeção ou flacidez do glúteos.
A prótese glútea é inserida por uma incisão localizada no sulco interglúteo e é colocada em uma plano intramuscular no glúteo máximo. A cicatriz geralmente fica de ótima qualidade e pouco perceptível. A inclusão da prótese melhora principalmente a projeção das nádegas. A inclusão em plano intramuscular foi uma avanço importante nessa técnica, pois incialmente a prótese era colocada no plano subcutâneo e ficava mais perceptível.
A lipoenxertia é importante como técnica complementar principalmente no preenchimento da área lateral e no sulco infragúteo. Também pode ser usada com técnica única para remodelamento das nádegas. Em pacientes que tenham acumulo de gordura nos flancos é fundamental associar a lipoaspiração, melhorando o contorno da região e como fonte de material para enxertia.
Dr. Eduardo Dalberto
CREMERS 31347
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)