Mastopexia (Lifting das Mamas)
A mastopexia é indicada para mulheres com ptose (queda), perda de volume no polo superior e flacidez da mama. Tais achados são mais frequentes após perdas ponderais e gestações.
Com a cirurgia, procura-se um volume mamário proporcional a estrutura corporal da paciente, além de reestabelecer a forma, a posição e a simetria das mamas.
1. Avaliação Pré-Operatória
A paciente deve ter boa condição de saúde e estar no peso ideal, ou próximo a este. Além disso, deve realizar avaliação clínica e exames complementares.Previamente à cirurgia é necessário realizar uma mamografia ou ecografia mamária. É fundamental entender como serão as cicatrizes e alterações que ocorrerão nas mamas. A paciente dever esclarecer todas as dúvidas em relação procedimento.
2. Procedimento
O procedimento é iniciado pela marcação das incisões com a paciente em pé. A anestesia poderá ser geral ou peridural. Em algumas mulheres está indicado a lipoaspiração da área lateral do tórax para melhor contorno. Caso a mulher deseje aumentar o volume ou um contorno mais aredondado da parte superior, recomenda-se a associação com prótese de silicone. A cicatriz resultante pode ser periareolar (em torno da aréola) somente, periareolar e vertical ou periareolar com T invertido. Para pacientes com ptose pequena, pouco excesso de pele, perda de projeção no polo superior e que desejem aumentar o volume apenas a inclusão de prótese pode ser suficiente, ainda mais se a paciente prefere uma flacidez residual discreta a ter cicatrizes mais extensas na mama. Após realiza-se a montagem da mama e o fechamento das incisões.
3. Pós-Operatório
No período pós-operatório o curativo pode ser mantido fechado nos primeiros dias e recomenda-se que a paciente evite elevar os braços acima dos ombros e use um soutien compressivo por 2 a 4 semanas. O período para retorno ao trabalho é de 7 a 14 dias. Na maioria das técnicas rotineiramente utilizadas é possível a preservação da sensibilidade e da capacidade de lactação (aleitamento materno), funções primordiais da mama.
Dr. Eduardo Dalberto
CREMERS 31347
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)