Lifting do Terço Médio da Face (Midface)
O terço médio da face compreende a área entre as pálpebras inferiores e os lábios superiores.Características marcantes do envelhecimento do terço médio incluem o excedente cutâneo e a presença de bolsas de gordura nas pálbebras inferiores, a queda da junção entre a pálbebra e a bochecha (formação de uma dobra profunda no local), a formação do sulco nasojugal (entre o nariz e a pálpebra) e o aprofundamento do sulco nasolabial (bigode chinês). Essas alterações ocorrem fundamentalmente por ptose (queda) dos tecidos e frouxidão dos ligamentos estruturais da face.
Pacientes com alterações leves e iniciais, obtém bons resultados apenas com preenchimentos de gordura ou de ácido hialurônico (para amenizar os sulcos e reestabeler volume) e/ou a associação de uma blefaroplastia inferior tradicional (apenas ressecção do excedente cutâneo e tratamento das bolsas de gordura).
Já os pacientes que apresentem as alterações mencionadas acima, necessitam de um procedimento mais extenso, com um descolamento maior da pele e dos tecidos profundos, além de uma fixação do canto lateral do olho e uma tração/fixação supero-lateral do terço médio.
Com essas manobras, é possível aplainar as bolsas e as dobras em pálpebras inferiores e melhorando também o sulco nasolabial (bigode chinês). A cicatriz resultante localiza-se logo abaixo dos cílios, extendendo-se um pouco para a lateral do olho.
Podem ser realizados procedimentos associados, como facelift, blefaropalstia superior e elevação de sobrancelhas e aplicação de substâncias purificadas injetáveis. Habitualmente o procedimento é ambulatorial, ou com internação de apenas um dia. É esperado a ocorrência de edema prolongado e equimose. Recomenda-se o uso de compressas úmidas em soro fisiológico gelado sobre as pálpebras por 1 semana. Deve-se também dormir com a cabeça mais elevada e fazer uso de colírios lubrificantes. As suturas são removidas com 7 dias de pós operatório. Recomenda-se que os pacientes não devem se expor ao sol por 3 meses.
Dr. Eduardo Dalberto
CREMERS 31347
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)