Lifting Torácico (Dorsoplastia, Plástica do Dorso)

O Lifting Torácico remodela a região das costas reduzindo o excesso de pele e gordura, resultando em uma pele mais lisa e contornos mais proporcionais.

O paciente após grande perda ponderal costuma apresentar flacidez, excesso cutâneo e grandes dobras na área do dorso. Essas alterações costumam ocasionar além de desconforto estético, dificuldade em vestir-se adequadamente e até dermatites.

Geralmente associamos esses procedimentos com lipoaspiração para tratamento de gordura localizada e este pode ser o único procedimento em pacientes com pouco flacidez, visto que a lipoaspiração pode induzir a uma retração da pele.

As incisões são desenhadas inicialmente com o paciente em pé e são planejadas para que fiquem posicionadas na linha do soutien em mulheres.

No pós-operatório, recomenda-se o uso de uma malha de compressão, que ajuda a reduzir o edema e evita a formação de líquido, além de oferecer conforto ao paciente e auxiliar no processo de cicatrização. Indica-se pequenas caminhadas imediatamente após a recuperação anestésica para melhorar o fluxo sanguíneo e a respiração. A alta geralmente ocorre em 24 horas.

Deve-se ter cuidado rigoroso com os curativos. Entre 3 e 7 dias, os pacientes são liberados para a drenagem linfática que irá auxiliar no processo de reabsorção do edema. Recomenda-se que o paciente evite elevação dos braços por 4 semanas – período no qual a maioria dos pacientes estará apto a retornar ao trabalho. Indica-se também evitar exercícios e atividades mais intensas no período de seis semanas após a cirurgia.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico recomenda-se evitar a exposição direta ao sol por três meses (tendência a pigmentar a cicatriz e a aumentar o edema) além de manter a pele bem hidratada. É importante manter a cicatriz coberta com uma fita elástica ou uma tira de silicone. Técnicas de massagem e de hidratação da cicatriz também podem ser realizadas.

A avaliação dos resultados deverá ser feita depois de seis meses, pois é após este prazo que a reabsorção do edema estará completa. Na área dorsal é comum vermos cicatrizes hipertróficas e alargadas. Em alguns casos, algum retoque pode ser necessário, mas o mesmo não deve ser feito antes de seis meses.  Variações de peso podem comprometer os resultados alcançados. Entretanto, esses resultados podem ser mantidos por vários anos em pacientes com dieta adequada e exercícios físicos regulares.

 

Dr. Eduardo Dalberto
CREMERS 31347
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Deixe um comentário